Vejo muita diferenca entre Brasil e Alemanha quanto a reciclagem de lixo! Na verdade, pude perceber tambem em outros paises europeus, como Belgica, Holanda, entre outros, que as cidades sao mais limpas, as pessoas mais conscientes e o processo de reciclagem domiciliar funciona muito mais do que no meu pa'is.
Eu confesso que na minha casa do Brasil a gente nao 'e muito organizado quanto separacao do lixo, mas ja iniciamos o processo separando pelo emnos papel deo restante, mesmo porque a coleta s'o era diferenciada entre esses dois tipos de lixo. Mas vejo que ainda falta muita informacao e incentivo para os brasileiros realmente comecarem a levar a serio essa atitude que pode beneficiar muito o nosso meio ambiente!
Portanto segue um resuminho sobre beneficios e informacoes da reciclagem:
A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando.
O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
A reciclagem traz os seguintes benefícios:
•Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
•Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
•Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
•Melhora a produção de compostos orgânicos.
•Gera empregos para a população não qualificada.
•Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
•Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
•Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Vale ressaltar que a viabilidade da reciclagem depende da consciência dos consumidores, que são fundamentais no processo: são eles que separam o que vai e o que não vai para reciclagem. Sem que a separação seja feita, não há o que reciclar.
E você, será que sabe separar todos materiais recicláveis?
A reciclagem é algo relativamente novo, principalmente, no Brasil. Assim, é sempre bom entender e verificar qual a melhor forma de reciclar. O ideal é você ter em casa o cesto de reciclagem que normalmente tem as cores específicas para cada tipo de material.
As cores são:
•Azul para papel
•Vermelho para plásticos
•Amarelo para metais
•Vermelho para plásticos
•Amarelo para metais
•Verde para vidro
Aparentemente, essas cores podem resolver o problema, mas apenas em parte. Nem todo papel ou plástico, por exemplo, pode ir para a reciclagem. Vamos detalhar então o nosso lixo.
Com relação aos papéis, são recicláveis jornais, revistas, cartões, envelopes, folhas de caderno, papéis de computador, embalagens de ovo, papelão e caixas. Em todos esses casos, o processo de reciclagem é possível.
Com relação aos papéis, são recicláveis jornais, revistas, cartões, envelopes, folhas de caderno, papéis de computador, embalagens de ovo, papelão e caixas. Em todos esses casos, o processo de reciclagem é possível.
Já fotografias, papéis metalizados, plastificados, carbonados, papéis de fax, papéis com cola como as fitas adesivas têm limitações no processo de reciclagem. Além disso, os sujos como guardanapos ou papéis higiênicos devem ir para os aterros sanitários junto com o lixo orgânico.
Com relação aos plásticos, são recicláveis garrafas de refrigerante, copinhos e saquinhos plásticos, frascos de shampoo e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos, brinquedos sem partes metálicas e tubos. Cabos de panela, tomadas e produtos de acrílico em geral não têm processo para reciclagem.
Entre os metais, são recicláveis latinhas de aço (como as de óleo de cozinha), latinhas de alumínio, panelas, pregos, fios, arames, sucatas de automóveis. Há limitações no caso de clips, grampos, esponjas de aço, latas de tinta ou com materiais tóxicos como gasolina.
Quanto aos vidros, as garrafas, copos, potes, frascos e cacos vão para o lixo reciclável. Já espelhos, fibras de vidro, lâmina, porcelana, cerâmica, tubos de TV, vidro temperado (como os pratos duralex) e ampolas de remédio não podem ser reciclados..
Há também outros materiais que não são recicláveis como os tocos de cigarros ou o isopor. Já as caixas tetrapack, ou longa vida, podem ser jogadas nos cestos para reciclagem de papel, apesar de ter um processo separado.
E se eu jogar no cesto errado?
Você já viu que é muita coisa para saber, não é? Mas não desanime. No caso de você não saber ou colocar no recipiente errado, não tem problema. Nossa separação doméstica é apenas a primeira triagem, como você pode ver nos artigos que explicamos os vários tipos de reciclagem.
BE THE CHANGE: COMECE A RECICLAR!