domingo, outubro 10, 2010

Livre, tentando ser leve(rs) e solta!

Pessoal, é o seguinte, preciso escrever sobre o sentimento de liberdade que eu tenho aqui na Europa, ou pelo menos, na Alemanha!
Eu nao sei se todo mundo tem o mesmo problema que eu no Brasil, mas posso garantir que muitaaaaaaas pessoas compartilham da mesma "neura"(e olha que tem gente ainda bem pior que eu)... bom o sentimento que estou falando é de estar sempre ameacada pelos possíveis assaltos, estupros, violencias etc que podem ocorrer com a gente ao andar pelas ruas do meu querido Brasil. Eu moro em Campinas e o pouco que eu "arrisco" a andar a noite sozinha, mesmo que de carro, confesso que tento estar sempre preocupada se os vidros estao fechados, portas trancadas ou quando sinto que há alguém atrás de mim na rua já aperto minha bolsa contra o corpo e imagino: é agora!? Tenta nao reagir Taliza! hahaha. É engracado ao escrever, mas nada comico na realidade...
Aqui 'e diferente! Eu voltei a correr  e essa semana fui varios dias a noite pela cidade, em nenhum momento me senti ameacada. Tambem sempre volto para casa de madrugada com o transporte pubico  e caminho um pouquinho em algumas ruas bem desertas, arborizadas, mas nao tem problema nenhum, me sinto segura!

Ha policia por toda a cidade. Alias, um breve comentario:  acho que os policiais sao contratados em agencias de modelo aqui! Tanto os homens quanto as mulheres... hahahahahaha

Nao vou negar que aqui nao tenha pedintes na rua, porque considerando que Dusseldorf nao e tao grande, eh uma cidade rica e organizada, achei ate que tinha demais, mas com o tempo percebi que sao sempre os mesmos! E aqui eles sao diferentes, alguns vendem jornal para ganhar dinheiro (neste caso ok), mas outros sao punks que permanecem nas portas do Haupbahnhouf (estacao central) e pedem dinheiro. Fico indignada, porque, na boa, aqui na Alemanha o estudo eh gratuito, tem varias oportunidades, o governo suporta suuuuper e se voce eh jovem e precisa pedir esmola para viver, na minha opinao, eh por pura preguica e sem-vergonhice!!!!! Esses "punks" tem dinheiro para colorir o cabelo, comprar cigarro (que nao eh barato aqui), colocar pirgings e outros aderecos e VAO PEDIR ESMOLA????? I mean, go get a job!
Ha tambem os casos que eu chamo de "freaks" (nao eh por mal, mas eh que eles me assustam um pouco) = provavelmente sao homeless mesmo, mas tem umas caras assustadoras, sao estranhos, tipo, nuuuuunca devem tomar banho  e ficam descabelados, tipo zumbi (ai gente, juro que nao estou descrevendo assim por maldade, mas quero transmitir o sentimento que eles despertam em mim!!!).

 Enfim, mesmo com esses poucos "mendigos" nas ruas, um dos melhores sentimentos que tenho aqui eh: seguranca!!! Como eu gostaria de me sentir assim no Brasil...

Be the change Brazil! Lets be a safe country to live and raise our children!!!!!

5 comentários:

  1. Anônimo10/10/10

    Oi talismã...nem vou ficar falando de quantos pedintes tem aqui em Recife...vixi...a matemática ainda não chegou lá!são tantos e de todos os tipos...ainda não achei nenhum punk, mas freaks definitivamente tem!!agora preciso fazer uma pergunta...hum...deixe-me ver...ta sol aí hoje?

    ResponderExcluir
  2. haahahahahah c'rovis, felizmente ta muitoooo sol hoje!!! mas sem comparacao com o calor dai!!! rsrsrsrsr e sem praia tb! Porem hoje eu vi que Dusseldorf esta entre as 6 melhores cidades pra se viver. Que sorte eu vir parar aqui! = )
    Espero sua visita!!!

    ResponderExcluir
  3. Sa, adoro saber que vc esta seguindo o blog. Esse sentimento eh mto bom mesmo! Hoje estava almocando com um amigo da Venezuela que sente a mesma coisa... entao vimos um pai com 2 criancas chegando e sentando na mesa ao lado... depois de um tempo ele sai com uma das criancas e deixou a menininha de no maximo 4 anos sozinha na mesa (detalhe que a mesa era na rua), a menina ficou la sem problemas por uns 15 minutos... e meu amigo falou, eu nunca deixaria minha filha assim na Venezuela... mas aqui 'e normal! A qualidade de vida eh outra!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Tá, realmente isso é o que mais me preocupa aqui na nossa terrinha...
    Penso no futuro do Dieguinho e as vezes fico arrepiada de pensar como será o Brasil daqui a uns 15 /20 anos!! A violência cresce rápido e se nosso Brasil não tomar jeito logo, não sei onde vamos parar!!
    Nos senntirmos seguros, realmente não tem preço. Você poder estar com seu lep top na praia, na praça, na rua, sem se preocupar em ser roubada, não precisar ficar trancada em condomínios ou clubes para ter um pouco de sossego é algo que acontece, no máximmo em cidades pequenas do interior e olha lá!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Tati, eh exatamente isso e eu penso: sera que algum dia vai melhorar ou a tendencia eh ficar cada vez pior? Espero que com toda a forca economica que o Brasil esta tendo e ainda tera (copa, olimpiadas etc) a gente consiga melhorar, mas infelizmente sabemos que esse eh um processo tambem cultural, mudanca da mentalidade do povo, politicos, policia etc, e essa parte jah demora bem mais para se transformar!

    ResponderExcluir