sábado, fevereiro 05, 2011

Caminho Suave


  Nesse meu me^s muito acomodado e lazy, very lazy ... ok, pensando bem nao foi tao lazy porque comecei academia, voltei a ter que lavar minhas roupas, cuidar da casa... Mas de qualquer forma nao tenho saido taaanto e hoje, por exemplo, resolvi aprender um pouco sobre algo que nao conhecia (devido ao grande incentivo de meu amigo Gondo).
Foi entao que, depois de conhecer uma otima judoka super gente boa e participar de sua festa de aniversario aqui na Alemanha, onde eu era a unica pessoa que poderia levar varios ippons sem poder me defender... decidi me informar sobre esse esporte tao respeitado e admirado por muitos.
Eis entao que passei a admirar essa modalidade (se assim posso dizer) pelo pouco que li sobre seus principios e ideologia!
Compartilho entao parte da minha pesquisa para informar aos que sao, assim como eu, leigos nessa area!
 
Be the change: tente aprender algo novo todo dia!
 
JUDO
 
O judô não pode ser considerado apenas como uma luta corporal em que o objetivo é dobrar o adversário e forçá-lo a beijar o chão do tatami do início ao fim dos treinos, o praticante é envolvido na riqueza de uma filosofia oriental que transforma a disciplina em equilíbrio mental e, formas de viver e encarar o semelhante. O judoca não deve encarar o esporte como uma válvula de escape às tensões habituais. No momento em que sair da sala de lutas deve levar consigo o respeito, a perseverança e a humildade que mostra em cima do tatami. Os grandes mestres chegam a comparar cada ato praticado durante os treinos como um procedimento do dia-a-dia.
  Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:

  • Princípio da Máxima Eficiência com o mínimo de esforço (Seiryoku Zen’Yo)
  • Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei)
  • Princípio da Suavidade, ou seja, o melhor uso de energia (Ju) 



Os graus no Judô dividem os alunos nos grupos: Dangai (da faixa branca à marrom) Yudan (do 1º ao 5º Dan) Kodanshas (faixa "coral" e faixa vermelha). O mais alto grau concedido é a extremamente rara faixa vermelha Judan (10º Dan) que até o ano de 2009 fora concedida apenas a 15 homens, sendo que até a referida data 3 estão vivos (Toshigo Daigo, Ishiro Abe, Yoshimi Osawa) os três promovidos dia 08/01/2006 pelo Kodakan.
 O sucesso em torneios, campeonatos, por si só não constitui motivo de promoção, é preciso comprovar idoneidade moral e conhecimentos do judô.
 


O símbolo do Judô é o Yata No Kagami, composto por um circulo vermelho que representa o Sol, inscrito no centro de uma figura octagonal (OITO lados), é um "espelho mágico", com o poder de revelar o que há na alma de que olha para ele. É uma das três relíqueas passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).
 
 
 
 
 
 
Pontuação
O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:

Yuko - um terço de um ponto. Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado por 15 segundos
 
Wazari - meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari.Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição, também ganha wazari, se conseguir imobilizar o oponente por 20 a 24 segundos.
 
Ippon - ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento, chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.
 
* No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras.
 
Formas de saudação (rei-ho)
A prática do judô é regida por cortesia, respeito e amabilidade. A saudação é o expoente máximo dessas virtudes sociais. Através dela expressamos um respeito profundo aos nossos companheiros. No judô, há duas formas de expressarmos: tati-rei ou ritsu-rei (quando em pé) e za-rei (quando de joelhos). Esta última é conhecida por saudação de cerimônia. Efetua-se as seguintes saudações:
Tachi-rei ou Ritsu-rei: Ao entrar no dojô bem como ao sair; Quando subir no tatami para cumprimentar o professor ou seu ajudante: ao iniciar um treino com um companheiro, assim como ao terminá-lo.
Za-rei:  ao iniciar, bem como ao terminar o treinamento; Em casos especiais, por exemplo, antes e depois dos KATA; Ao iniciar um treino no solo com o companheiro, bem como ao terminá-lo.
 
 
 
Ideologias e espíritos 
  • Quem teme perder já está vencido.
  • Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
  • Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
  • Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
  • O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
  • Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
  • O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende.
  • Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
  • Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.
Para informacoes sobre a historia do judo feminino: Judo informe
Fontes:


2 comentários:

  1. Anônimo25/6/11

    Olá Taliza Weiss..., NOSSA!!! Digo nossa, pois estou pesquisando sobre judô e derrepente seu blog e suas palavras me fizeram filosofar, viajar e passar um filme na minha cabeça..., veio do nada e chegou com tudo, axo que fui até a aí! Queria parabenizar sobre a materia "Caminho Suave", dizer que ficou muito bacana, meus Parabéns!
    Me chamo Guilherme, e como ser crítico tenhos muitas indagações..., assim como falou em seu blog, assim como é a vida!
    Adoraria ver uma resposta!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/6/11

    Ola Guilherme! Eh um prazer receber seu comentario. Infelizmente nao tenho tido tempo de escrever no meu blog, mas espero que os textos sirvam mesmo pra reflexoes, discucoes e indagacoes sobre aspectos simples ou mais complexos da vida! Logo logo voltarei a escrever mais por aqui e seus posts sempre serao muito bem vindos!
    Abracos. Taliza Weiss

    ResponderExcluir