quarta-feira, agosto 17, 2011

Um bom circo!

Sempre tive muito medo de palhacos, na verdade ainda nao me sinto muito confortavel na presenca deles... para mim todos sao do tipo Coringa (inimigo do Batman).
Nunca me esqueco de um dia de aula, na Escola Comunitaria de Campinas, onde estudei do maternal ate o fim do Ensino Medio, quando houve um evento em que alguns palhacos foram para a escola "alegrar" os alunos. Coloco " " no alegrar, pois essas pessoas com roupas coloridas, caras pintadas, com gargalhadas exageradas e narizes vermelhos sempre me assustaram mais do que me alegraram!
Enfim, nesse dia, quando fiquei sabendo que os palhacos se aproximavam do p'atio, simplesmente sai correndo e me escondi na sala de aula(seguida por mais uma amiga querida, Nat - foi voce mesmo?? rsrs). E eu nem era tao nova! Tinha mais de 13 anos com certeza, mas nao pude suportar ver o que os palhacos faziam: jogavam as criancas no lixo, espirravam agua... coisas de palhacos. Voce acha graca? Eu nao!
E aqueles palhacos tristes entao? Transmitem uma melancolia tao sombria que nao consigo me simpatizar! Sorry...

Ironicamente, nesse ano, no carnaval em Colonia - Alemanha, eu estava praticamente fantasiada de palhaca! Mas eu nunca gostei de carnaval, entao mais uma contradicao nesse dia nao faria diferenca! hahahah

Por essa aversao aos palhacos, eu sempre tive um "acanhamento" para ir em circos, por exemplo. Mas,o fato de eu amar animais me incentivava a comparecer em alguns desses eventos. Inocentemente, eu achava o m'aximo poder ver os elefantes, esses seres adoraveis, de tao perto, os leoes serem domados, os macacos agindo como pessoas... para uma crianca pequena, a imagem 'e de que esses animais estao se divertindo no palco!
Foto google

A verdade eu nao sabia! Total alienacao!
Foto google: mau trato a animais de circo
Mas, hoje sei que os maus tratos a esses animais de circo sao constantes e nao vejo a menor graca em assistir a um show de prisioneiros selvagens obrigados a realizar um espetaculo que nao faz parte da sua natureza.
Portanto, hoje em dia eu s'o gosto mesmo de um tipo de circo, na verdade eu sou FASCINADA por esse grande espetaculo que 'e o CIRQUE DU SOLEIL! Ate os palhacos que o fazem eu admiro e nao tenho medo! hehehe
Pude vivenciar 2 diferentes shows desse circo enquanto morei nos EUA e recomendo para todo mundo. 'E algo que todos PRECISAM conhecer na vida, pois nao existe nada que se compare em termos de espetaculos de arena.
Espetaculo que assisti em Baltimore - USA em 2006

A boa noticia 'e que meu pa'is, Brasil, tambem esta se alinhando com a ideia de que um bom espet'aculo nao requer o uso de animais e esse ano foi aprovada a lei que proibe a utilizacao ou exibicao de animais em circos!

Razões para a proibição do uso de animais em circo:
  •  Animais em circo sofrem uma vida inteira de maus-tratos. Estes não incluem apenas as formas desumanas de treinamento (em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos), mas também os espetáculos em si, onde os animais, por sofrerem agressões para um suposto aprendizado, se comportam como nunca se comportariam na natureza, apenas por um capricho do ser humano. Além disso, passam suas vidas em espaços muito pequenos e em constante transporte, circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. E, para piorar a situação, muitas vezes não têm à disposição alimento de qualidade ou em quantidade suficiente.
  • Animais em circo expõem as pessoas a muitos riscos. Não é possível prever como um animal estressado irá reagir em uma determinada situação. Além disso, muitas vezes permanecem em instalações inadequadas e frágeis, expondo os funcionários do circo e a população em geral. Vários acidentes já foram documentados inúmeras vezes pela mídia, como o caso do menino de seis anos que, no ano de 2000, em Pernambuco, foi devorado por leões que não comiam há vários dias e estavam em local inseguro.  
  • Animais em circo podem transmitir doenças aos seres humanos, visto que não existe vacinação eficiente para os animais selvagens.
  • Animais em circo estimulam o tráfico de animais selvagens ao redor do mundo, prática reconhecidamente cruel e criminosa.
  • Circos sem animais valorizam seus artistas, que sozinhos conseguem maravilhar a sua platéia.
  BE THE CHANGE: nao assista a apresentacoes que demandem o mau trato de animais. E nao deixe de prestigiar espet'aculos magnificos como  Cirque du Soleil

So tenho uma consideracao a fazer, pois nao consegui formar uma opiniao sobre isso ainda: SeaWorld. Eu confesso que ja fui ao parque duas vezes e amei, me emocionei, me diverti... mas, falando sobre o uso de animais em shows, sera que eu deveria ver esse parque de outra maneira? Como sera que os animais sao tratados la? Estou pesquisando sobre o assunto, mas espero descobrir que um parque tao famoso e bonito como esse faca o bem para os animais! 

In Seaworld - Taliza's archive