terça-feira, novembro 30, 2010

Wasser - Water - Água

Esse mês estava no salão conversando com as depiladoras e fiquei indignada! Não, não era pela dor que eu sentia da depilação! hahahahahahha! Não me conformei com o que eu ouvi!
Uma das depiladores estava contando que em sua casa ela não liga a mínima para o desperdício de água... disse que por ter um "gato" e não pagar a conta pelo consumo, as vezes deixa a torneira ligada o dia todo! Eu não acreditei! Juro! Com a maior delicadeza tentei explicar a ela a importância de um consumo da água consciente... espero que tenha adiantado alguma coisa. Foi dai que surgiu a minha inspiração para esse post de hoje!



De acordo com dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4 bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos. A água doce, que só representa 2,5% do total, está em sua maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos.

O problema da má utilização desse bem natural não está só no consumo diário e pessoal, tem também muito a ver com o clima, desmatamento e poluição. Mas é fundamental nos responsabilizarmos por aquilo que fazemos e não justificar nossa omissão com erro de outros.

Eu, por exemplo, confesso que não consigo economizar muito ao tomar banho, mas vou tentar usar algumas dicas simples que coloco abaixo para diminuir esse meu consumo. A situação de água no mundo está muito preocupante e as pessoas não se conscientizam!!! Eu sei que as vezes a gente pensa: o que adianta eu desligar essa torneira aqui, se só eu fizer não vai mudar nada... mas, você deve seguir os seus princípios e agindo assim dará, com certeza, exemplo para outras pessoas... sendo assim, mesmo que aos poucos, podemos ajudar a natureza! Na verdade estaremos ajudando a nós mesmos. 

Adesivo de pia - propaganda contra o desperdício de água

Adesivo de pia - propaganda contra o desperdício de água

Dicas simples para economizar água: 


1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.


*As fotos desta postagem não são de minha autoria, foram "emprestadas" de sites encontrados pelo google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário